Motivação
CURSO DE PEDAGOGIA
3ª SEMESTRE NOTURNO
Flávio Nörenberg
Funções de Linguagem.
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Prof. Silvia Pinheiro
JAGUARÃO/RS
2012
INTRODUÇÃO
Motivados pela disciplina de psicologia da aprendizagem, buscamos desenvolver este trabalho de pesquisa sobre o tema Motivação e suas teorias. Relatando diversos aspectos que são abortados sobre o mesmo tema e que a Motivação pode ser considerada como algo característico da nossa natureza, como também um fator meramente externo que modifique por um período relativo a nossa conduta.
MOTIVOS E MOTIVAÇÃO
O estudo sobre o tema motivação busca o esclarecimento para o próprio objetivo da psicologia, que é a melhor compreensão do comportamento humano.
A busca do entendimento dos motivos que levam as pessoas a se comportarem de determinada maneiras muitas vezes similares ou totalmente distintas diante dos estímulos que recebem provocando o estado de motivação, sejam eles inconscientes ou conscientes.
Este estudo nos permitiu averiguar que a motivação não é algo que seja observado diretamente, mas observando o comportamento do ser humano.
Uma das características do comportamento motivado é que suas energias e necessidades estão direcionadas para um objetivo ou meta a ser alcançada.
Um aluno se dispõe a assistir aulas sobre diversas teorias, almejando a conclusão do curso e a obtenção do diploma que o qualifica para determinada classe de profissionais.
“...Motivo pode ser definido como “uma condição interna relativamente duradoura que leva o individuo ou que predispõe a persistir em um comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou permanência da situação...”(SAWREY,J; TELFORD,C. p.18. 1976).
Exemplos de motivos são; a fome, sede, necessidade de realização pessoal, prestígio, dor, ansiedade.
Estes motivos podem ser direcionados por situações ou princípios que alimentam necessidades ou interesses e até mesmo direcionam