Motivação
A Motivação pode ser entendida como principal “combustível” para a produtividade da Organização. Motivação é a força que estimula as pessoas a agir. Ela tem origem numa necessidade. Assim, a motivação é consequência de uma necessidade não satisfeita, que são intrínsecas às pessoas.
O papel dos gestores e a motivação
Os gestores não podem estabelecer necessidades, porém podem satisfazê-las. Para isso, devem estar aptos para identificar as necessidades e criar condições para que as tarefas atribuídas ao “colaborador”, assim como seu ambiente de trabalho, sejam capazes de satisfazê-lo. Os gestores não podem motivar seus colaboradores, mas precisam dispor de conhecimentos e habilidades suficientes para despertar ou manter sua motivação no trabalho.
Como ocorre a motivação
O comportamento humano é motivado pelo desejo de atingir algum objetivo. A motivação localiza-se na região abaixo do nível consciente. Os motivos é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos.
Alterações nas Forças dos Motivos
Os motivos tendem a perder sua força ao serem satisfeitos. Quando isto ocorre, outras necessidades competitivas tornam-se mais intensas. Podem-se observar mudanças na força dos motivos quando sua satisfação é bloqueada.
Motivos Bloqueados
Os indivíduos procuram apresentar algum comportamento destinado a eliminar o bloqueio. Quando não alcança qualquer resultado positivo, a pessoa pode direcionar seu comportamento para objetivos substitutos. Quando esse direcionamento para objetivos substitutos não produz resultados, as pessoas podem ficar frustradas e desenvolver comportamentos irracionais, conhecidos como mecanismos de defesa do psiquismo humano.
Mecanismos de defesa mais comuns:
• Agressão • Deslocamento • Racionalização • Regressão • Fixação • Fuga
Teorias sobre Motivação
A complexidade do fenômeno da motivação determinou o