Trabalho de introdução de engenharia
Engenharia de Desenvolvimento
Alex José Pereira
Danilo Freire
Fernando Silva Gondim
Halisson Antonio Rosa
Sérgio Alexsandro Gonçalves
Função
A função de um engenheiro de desenvolvimento de produto é participar do processo de desenvolvimento de um novo produto que sua empresa está preparando. Há diversos setores que desenvolvem novos produtos, mas, no caso de um engenheiro, geralmente tem a ver a tecnologia de seu conhecimento (por exemplo, um engenheiro mecânico participará do desenvolvimento de um produto de mecânica, um engenheiro eletrônico de algum componente eletrônico, e assim por diante).
Dependendo do tipo de produto, são necessários meses ou até anos de pesquisa para chegar ao estado em que o produto pode ser lançado no mercado. Essa pesquisa envolve desde a busca pelos melhores componentes, desenvolvimento da interface com o usuário[->0], etc. No Brasil, entretanto, geralmente as empresas não chegam ao nível de criar um novo produto do zero. Por aqui, as empresas usam componentes já construídos e que podem ser montados. A partir desses muitos componentes, pode-se juntá-los com o objetivo de atender à necessidade do cliente. Nesse caso, o engenheiro é responsável por montar o projeto todo, os componentes que serão utilizados, sempre investigando novas tecnologias desenvolvidas em todo o mundo. A responsabilidade do engenheiro se dá principalmente nas questões técnicas, ou seja, projetar um produto que funcione e atenda à expectativa. A questão de como será realizada a montagem é feita posteriormente.
Características
Uma forma de se caracterizar o processo de desenvolvimento de produto é por meio das seguintes dimensões, as quais estão presentes no modelo de referência [->1]desenvolvido pelo Grupo de Engenharia Integrada[->2] para a FIM[->3]:
Atividades/fases: Há muitas formas de se classificar as fases e