Motivação
Motivação
É uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direcciona e intensifica os objectivos de uma pessoa. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada um, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
Porém podemos concordar que o interior é diariamente influenciado pelo meio externo, isso inclui pessoas e coisas. Podemos sentir-nos influenciados pelo entusiasmo de alguém que nos motiva a fazer algo ou nos dá elogios. Já em determinadas situações e dependendo do carácter da pessoa, ou mesmo da sua personalidade geral, pode oferecer-se certa independência ao meio externo. Ou seja, sua força interior de motivação é alta e "não precisa" de ajuda ou baixa e "precisa de apoio".
O nível de motivação é influenciado por diversos factores como a personalidade, percepções individuais do meio ambiente, interacções humanas e emoções.
Teoria de Abraham Maslow
Abraham Maslow identificou que os seres humanos são motivados por necessidades específicas, mas que nem sempre são iguais, variando muito de acordo com o momento vivido pelo indivíduo. Maslow organizou estas necessidades em forma de pirâmide com o intuito de sugerir que a nossa motivação para satisfazer as necessidades do topo (necessidades de ser) só surgirá, quando as da base forem satisfeitas (necessidades de carência), altura em que a motivação para a satisfação destas descerá. Tal não implica que mesmo quando satisfeitas as necessidades do topo, a nossa motivação acabe. Pelo contrário, ela aumenta na busca de maior satisfação. A sua teoria foi criticada porque a realidade mostra exemplos de pessoas que não seguem tão rigidamente a sua hierarquia. No entanto, a sua teoria aponta que em geral um indivíduo deverá