Motivação
Tiago de Carvalho de oliveira
O que faz com que uma pessoa se sinta desafiada a terminar uma tarefa por mais difícil e exaustiva que possa ser é a motivação, ela a torna atraente para a realização prazerosa, altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade. Motivação é um processo psicológico básico de relativa complexidade muitos autores criaram varias formas de compreender as motivações humanas já que ela é o que leva muitos a fazerem grandes coisas para si e para a humanidade.
Masllon criou a pirâmide das necessidades onde na base estão às necessidades biológicas e posteriormente as necessidades do ego. Onde uma pessoa que não tem condição de satisfazer uma necessidade básica como a de segurança ou fisiológica, não será uma pessoa totalmente motivada.
Segundo McClelland a respeito das necessidades predominantes nos indivíduos. Pessoas com necessidades de realização que é uma necessidade de crescimento do ego preferem situações de risco e se sentem responsável pelo seu sucesso se sentem motivadas guando enfrenta tal situação. Já pessoas com necessidade de associação preferem feedbak sobre seu desempenho. Já os gerentes precisam sentir a necessidade de poder suprida, pois desempenhando sua função sentirá mais motivado.
Sendo que a motivação é tudo que determina ou causa alguma coisa conclui-se que é uma ação dirigida a objetivos, por ser um processo psicológico é auto-regulado, biologicamente ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades e emoções, valores, metas e expectativas. O comportamento humano orienta-se basicamente para a consecução de objetivo, ou pelo desejo de alcançar objetivo, mas nem sempre as pessoas têm consciência dos seus objetivos, e nem sempre nossa mente vê conscientemente a razão das nossas ações. Os autores apresentam três modelos