Motivação e Liderança
Introdução:
1. Motivação
2. Liderança
3. Desenvolvimento de equipes
Motivação para o trabalho: De que se trata?: Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. Desempeno no trabalho é o resultado que o ocupante de um cargo alcança, dependendo de muitos fatores: da organização do local de trabalho, dos colegas, da qualidade dos equipamentos utilizados, das qualificações do trabalhador e de sua motivação para o trabalho.
Motivos internos e externos: A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
• Os Motivos Internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas. Esses motivos individualizam cada pessoa e a fazem diferente de todas as outras. Cada indivíduo é capaz de realizar certas tarefas e não outras; sente-se atraído por determinadas atividades e evita outras; valoriza certos comportamentos e menospreza outros.
• Os motivos Externos são os estímulos ou incentivos que a empresa oferece. Esses motivos podem satisfazer necessidades, despertar sentimentos de interesse ou representar recompensas desejadas. São motivos externos todas as recompensas oferecidas pela empresa, desde o salário e os benefícios até o ambiente de trabalho, as oportunidades de carreira, os colegas e o estilo de liderança do chefe.
Necessidades humanas: As necessidades são estados de carências. Quanto mais forte a necessidade, mais intensa é a motivação. Satisfeita a necessidade, a motivação cessa. As necessidades podem ser:
• Instantâneas: Procurar abrigo em uma situação de insegurança;