Motivação Ocupacional
Motivação Ocupacional
24/09/2014
Introdução
Considerando que as características de personalidade do ser humano são únicas e complexas, o seu comportamento, especialmente no ambiente de trabalho, é muitas vezes influenciado pelo conhecimento sobre a motivação. Nas ultimas décadas, o crescente interesse pelo conhecimento sobre a motivação nas organizações resultou em inúmeros estudos sobre o tema.
A diversidade de fatores motivacionais, a grande quantidade de atividades desenvolvidas pelos empregados e as condições de trabalho adversas exigem que cada colaborador procure seus próprios estímulos.
A motivação é intrínseca. Não se pode afirmar que uma pessoa motiva a outra a isso ou aquilo, Ninguém motiva ninguém. O que os lideres ou gestores podem fazer é estimular, incentivar, provocar a motivação.
Alguns autores sugerem que a motivação pode ser utilizada como forma de melhorar o desempenho profissional dos colaboradores. Em geral, colaboradores que gostam do que fazem tendem a suportar situações de estresse por maiores períodos, alem de desenvolverem o trabalho de maneira diferenciada e com mais qualidade.
Referencial Teórico
Neste Capitulo aborda-se a conceituação da motivação, as principais teorias motivacionais.
Conceituação
A palavra motivação tem origem no latim motivu, cujo significado é "o que move ou o que pode fazer mover." ou ainda, "inclinação para ação que tem origem em um motivo." sendo o motivo uma necessidade que, atuando sobre o intelecto, faz a pessoa movimentar-se ou agir.
O comportamento humano é determinados por diversos fatores, internos e externos. Os externos decorrem do ambiente em que está inserida a pessoa (família , trabalho, meio social, etc.). Entre os internos, nos quais estão incluídas a capacidade de aprendizagem e de percepção do ambiente pelo individuo, bem como seus valores e as demais características de sua personalidade, a motivação é dada