Administração de cargos e salários
QUADRO COMPARATIVO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS
Definição de Salário
Salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário e também é uma recompensa justa pelo seu trabalho, dessa forma contribuindo para a satisfação das suas necessidades.
Aspectos Teóricos de Abraham Maslow – Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow As necessidades humanas podem ser divididas em cinco, dentro de uma escala na qual, a partir do momento em que temos uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, até atingir satisfação de todas elas.
1 – Fisiológicas;
2 – Segurança;
3 – Social;
4 – Autoestima;
5 – Autorrealização.
Sempre dando preferência para as mais simples ou primárias e posteriormente as secundárias ou as mais complexas.
Aspectos teóricos de Frederik Herzberg – Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: Ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado máximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionado com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estado de não-satisfação ao de satisfação.
Aspectos teóricos de David Macclelland – Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo de Macclelland
Esta teoria sustenta que diferentes indivíduos tem diferentes níveis de cada motivo, mas nunca a inexistência de qualquer deles, em especial o da realização (motivação pelo êxito), aprendido inicialmente na infância. Esses motivos tem relação íntima à resolução de