Motivação no trabalho
Entretanto, não é assim o tempo todo. Segundo Dutra (2002) há momentos de conflitos, momentos nos quais os trabalhadores ficam irritados sem condições de externar as frustrações e há momentos em que apresentam resistência às mudanças, de maneira a aumentar as tensões no trabalho ocasionando prejuízos ao desenvolvimento das organizações.
Visivelmente percebe-se o quanto o mercado tem evoluído em busca de uma administração moderna e criativa, mas no que se refere à qualidade de vida do trabalhador no trabalho e fora dele, precisa evoluir muito. Actualmente as organizações estão voltadas para um ambiente competitivo e turbulento. O mundo empresarial já está consciente da necessidade da qualidade de vida e da necessidade de criar melhores condições para o bem estar dos funcionários, considerando que o profissional produz mais e melhor, quando se sente feliz e motivado.
Nota-se que cada vez mais as empresas devem aumentar sua preocupação em trabalhar com o público interno, ouvindo sugestões, fazendo com que seus colaboradores participem de parte das decisões, desenvolvendo o nível de satisfação em fazer parte da empresa.
Treinamento, motivação e participação constituirão o grande diferencial de competitividade para a empresa. Sendo assim, este estudo procurou falar sobre o tema motivação afim de que se possa apontar os factores que ocasionam a motivação dos funcionários da escola comparticipada Josswana, localizada no bairro Panguila, sector 8, comuna do Dande, província do Bengo.
Nota-se que a motivação é um estado que impulsiona a pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos como direcção, intensidade e persistência ao longo do tempo e o desafio maior será dispor de indivíduos para gerênciar de forma mais afectiva as questões pessoais e profissionais