Trabalhos
A Inflação pode ser entendida como um processo de aumento generalizado dos preços em um determinado período de tempo.
É importante destacar que a inflação: - É um processo e não um fato isolado; - Envolve aumentos contínuos de preços; - Existe em virtude de aumentos generalizados de preços.
TIPOS DE INFLAÇÃO
Existem 3 tipos básicos de inflação. São elas: - Demanda - Custos - Inercial
INFLAÇÃO DE DEMANDA
A inflação de demanda é causada pelo excesso de procura/demanda em relação à oferta disponível.
Fatores causadores: - Aumento de renda disponível: trata dos aumentos reais de salários, efeito-riqueza, ou mesmo pela redução da carga tributária, como por exemplo, redução das alíquotas do Imposto de Renda na fonte. - Expansão dos gastos públicos: dado que o governo é um dos agentes que demandam bens e serviços na economia, um aumento dos gastos públicos pressiona o nível de demanda agregada. - Expansão do crédito e redução das taxas de juros: interferem na demanda de consumo e de investimentos; quando o crédito é abundante (aumento de liquidez) há uma tendência à elevação do consumo (maior facilidade de obter recursos), bem como o do investimento; da mesma forma, reduzidas taxas de juros estimulam o consumo: de um lado, quem não dispõe de recursos para efetivar a compra à vista pode obter os recursos com uma prestação mais baixa; por outro, quem dispõe dos recursos sente-se pouco atraído a poupá-los. - Expectativa dos agentes econômicos: a desconfiança ou expectativa de ocorrência de um evento semelhante na economia pode levar os consumidores a anteciparem suas compras, causando um aumento desnecessário de demanda.
INFLAÇÃO DE CUSTOS
A inflação de custos é causada por pressões de custos e, conseqüentemente, repasse para os preços.
Fatores causadores: - Taxa de juros: dado que as empresas utilizam capital de terceiros; vale destacar que ao mesmo tempo em que contribui para reduzir a demanda, um aumento