Motivação - Local no cérebro
No cérebro existe uma pequena estrutura que comanda a motivação, o esforço mental e o esforço físico, chama-se Estriado Ventral ou Núcleo Accumbens. Esta região é muito pequena e encontra-se no meio do cérebro. Os neurónios desta região, recebem informação do córtex (“esforço mental”, eu desejo!) e enviam esta informação para uma região do córtex motor (“esforço físico, como fazer?).
O corpo estriado é um dos núcleos de base, compondo o diencéfalo. Formado pelo núcleo caudado e pelo núcleo lentiforme, onde se localiza o putâmen e o globo pálido. É a estação de entrada principal do sistema dos gânglios basais fazendo ligação com o córtex cerebral. A porção anterior (ventral) do corpo estriado está relacionada com a função emocional e contribui para o aprendizado, já a porção posterior (dorsal) relaciona-se com a coordenação de impulsos motores. Assim, danos sofridos nessa estrutura, podem levar a ficar sem coordenação motora como ocorre na Doença de Parkinson.
Os pesquisadores descobriram que o estriado ventral é ativado na proporção da quantidade de recompensas: quanto maior a motivação, maior o nível de ativação do mesmo. Além disso, o estriado ventral está ligado à parte média do corpo estriado (núcleo caudado) quando a tarefa é difícil cognitivamente e o lado ventral de solicitar o estriado (putâmen), quando está associado comprometimento motor. A expectativa de uma recompensa é codificado no estriado ventral, o que pode levar para a parte motor ou cognitiva do estriado, dependendo da tarefa, para melhorar o desempenho. O estriado ventral pode mudar as conexões sob demanda, ou seja, aumentar a atividade neuronal no núcleo caudado para uma operação cognitiva, ou no putâmen para uma ação física.