Motivação humana
O conceito de motivação humana é difícil de definir exatamente. De modo geral, motivo é tudo que impulsiona a pessoa. Podendo este impulso vir de um estímulo externo (do ambiente) e também dos processos mentais do indivíduo. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, traduzidas em palavras como desejo e receio. A motivação busca alcançar determinada meta, ara cujo alcance o ser humano gaste energias.
As diferenças individuais No tangente à motivação, as pessoas são diferentes: as necessidades variam de acordo com cada indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento. São diferentes também, os valores sociais e as capacidades para atingir os objetivos. Além disso, estes fatores variam de acordo com o tempo para cada indivíduo. Embora os padrões de comportamento variem, o processo do qual eles resultam é, basicamente, o mesmo para todas as pessoas.
Desta forma, há três premissas que explicam o comportamento humano:
1) O comportamento é causado por estímulos internos ou externos;
2) O comportamento é motivado, não é casual ou aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo;
3) O comportamento é orientado para objetivos. Sempre há um impulso, desejo, necessidade, tendência, para designar os motivos do comportamento.
Apesar de o modelo básico de motivação ser o mesmo para todos, o resultado pode variar, pois depende da percepção do estímulo , das necessidades e da cognição de cada pessoa.
Clima organizacional
O conceito de motivação conduz ao de clima organizacional. Os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional. Tal ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação de pertencer a um grupo social de estima, e de auto-realização. A frustração dessas necessidades causa problemas de desajustamento.
O