Motivação de talentos humanos
Necessidade
Frustração
Barreira
Tensão
Compensação
Estado de equilíbrio
Satisfação
Comportamento ou ação
1.1 A TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE A. MASLOW
AS NECESSIDADES SÃO FATORES MOTIVACIONAIS?
Amplamente citada, a teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, citada no livro de Maximiano, vem sendo divulgada como estrutura conceitual para o estudo da motivação humana. O indivíduo deseja permanentemente, e o seu comportamento é explicado em termos de necessidades que experimenta e que servem como estímulos para a ação. As necessidades são assim, fontes de motivação.
EM OUTRAS PALAVRAS, O COMPORTAMENTO MOTIVADO É A AÇÃO GERADA POR UMA TENSÃO AGRADÁVEL OU DESAGRADÁVEL, CUJO OBJETIVO É SATISFAZER UMA NECESSIDADE. SOMENTE AS NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS SÃO FONTES DE MOTIVAÇÃO.
As necessidades humanas, segundo Maslow, são organizadas em um sistema de hierarquia, começando com as que geram os comportamentos mais primitivos e terminando com as que produzem comportamentos mais elaborados e amadurecidos. Há uma tendência natural ao crescimento, e a progressão do indivíduo, nessa hierarquia, funciona com subir uma escada: para transpor um degrau, é necessário primeiro subir o degrau inferior. Assim, essa progressão acontece quando uma necessidade inferior está total ou parcialmente satisfeita e, quando isso ocorre, o indivíduo passa a experimentar tensões associadas à próxima necessidade da hierarquia.
Essas necessidades são representadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento do homem. Na base da pirâmide, encontram-se as necessidades primárias e, na parte superior, as necessidades secundárias, que são mais elaboradas e intelectualizadas.
Figura 1.2 Essa figura apresenta uma pirâmide das necessidades descritas abaixo por Maslow e citada por Chiavenato, são: psicológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de