Motivacao no trabalho
A medida que o tempo passa o individuo atingi uma idade mais avançada e consequentemente há um declínio cognitivo, não só por causa das possíveis patologias, mas também pelo próprio aumento da idade. No idoso principalmente com a faixa etária de 80 anos é comum o declínio do funcionamento cognitivo.
Gerontologia
É o estudo das transformações dos idosos no processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social, que iniciou no seculo XVI.
A Gerontologia é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. Idoso
É o indivíduo com idade igual ou superior a 65 anos, de acordo com a definição concebida pela demográfia, projectada numa representação mental comum (Pinho, 2005).
Velhice
É um período de vivência de acontecimentos e mudanças, constituindo uma etapa que engloba riscos e oportunidades para o desenvolvimento psicológico, e também um período em que são implementadas estratégias de confronto que se foram adquirindo ao longo do percurso de vida (Rebelo, 2007).
Dentro de alguns anos, preve-se que em Moçambique havera, mais crianças, idosos e menos jovens trabalhadores. De modo que o numero das pensões reduza para os idosos, porque os jovens não tem emprego e existe uma tendencia do numero dos idosos aumentar.
Esperança Média de Vida em Moçambique e Portugal
Moçambique Portugal
Mulheres 52,8 81,57
Homens 59,26 75,18
Mudanças esperadas no processo de velhice
Queda de pelos, cabelos e dentes, capacidade de visão e audição reduzida, postura inclinada, pele flacida, aumento de pelo nas orelhas, crescimento do nariz, fraca capacidade de percepção e resposta ao estimulo isto é fraca sensibelidade no tacto e no paladar,