Analise de aluno com pressupostos piagentiano
ANÁLISE OBSERVATÓRIA DA PRATICA SOB A TEORIA DE JEAN PIAGET
RESUMO
Este estudo aborda questões teóricas e praticas de uma observação realizada com uma criança de 4 anos e 8 meses em uma escola publica com objetivo de relacionar a teoria com a pratica segundo o estudioso Jean Piaget, para tanto será enfatizado relação do aluno com pessoas, atividade, objetos, tempo e espaço. Optamos por um estudo qualitativo descritivo, para poder observar e descrever de que forma a teoria de Piaget está sendo trabalhadas na Educação Infantil. O estudo proposto foi realizado no cotidiano da escola, através do método descritivo qualitativo com a realização de questionário para a professora e ao aluno através da observação seguida dos relatórios diários. Verificamos que é preciso ter sempre em mente que a aquisição do conhecimento dá-se por um processo de construção e não pela mera absorção de informações.
Palavras-chaves: observação, desenvolvimento, teoria, Jean Piaget.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento é um processo continuo que se inicia já na geração do feto, assim todos passamos por diferentes transformações psicológicas e físicas. A criança pequena tem sido vista como um dependente passivo e submisso porque sua aparência delicada tem o poder de causar no adulto um sentimento de proteção, contudo, estudos e investigações têm mostrado uma nova visão de criança. Essa nova visão nos permite compreender seu desenvolvimento cognitivo e a forma como ela constrói seu conhecimento, entendendo-a como sujeito que, desde o nascimento, está inserida num contexto social e dela participa ativamente.
Sendo assim, foi realizada uma observação na sala de Educação Infantil ( PRE-I ), na Escola Municipal Sady Teixeira com o aluno F. S. R. aluno da professora Mª José de Souza Santos no ano letivo de 2011. Com o intuito de analisarmos o seu comportamento numa perspectiva piagetiana. Para tanto demos inicio ao processo de escolha da criança a ser