Tipos de durezas
Pesquisa de MCM
Dureza Rockwell
Dureza Brinell
Dureza Vickers
Dureza Rockwell
Dureza Rockwell é um método de medição direta de dureza, sendo um dos mais utilizados na indústria, além de ter uma ótima vantagem, está livre 100% do erro humano. Permite avaliar a dureza de diversos metais, sendo moles ou duros, porém há limitações, o que significa que não é a técnica ideal. O ensaio leva nome de seu criador, e é considerado o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e facilidade do ensaio. O ensaio funciona de seguinte maneira:
O corpo de carga é submetido a dois tipos de carga, a pré-carga (para que se tenha um contato fixo entre o penetrador e o corpo de prova), e a carga do ensaio. Na máquina, há um mostrador com uma escala predeterminada, e um penetrador (dois tipos).
1º) Aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador.
2º) Submeter o corpo de prova à pré-carga.
3º) Aplicar a carga maior, até o ponteiro do medidor Rockwell parar.
4º) Retirar a carga maior, e fazer a leitura do valor indicado no mostrador. Existem dois tipos de penetrador: o cônico (cone de diamante com 120º de conicidade), e o esférico (esfera de aço temperado). Ao se fazer a leitura do medidor com um ensaio feito com o penetrador esférico, deve-se ler o resultado na escala vermelha. Já ao se fazer a leitura do medidor com um ensaio feito com o penetrador cônico, deve-se ler o resultado na escala externa.
Dureza Brinell
Em 1900, J. A. Brinell divulgou este ensaio, que foi aceito e padronizado desde então, que consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t,produzindo uma calota esférica de diâmetro d. A dureza Brinell é representada pelas letras HB. Esta representação vem do inglês Hardness Brinell, que quer dizer dureza Brinell. A dureza Brinell