Laboratório de quimica - gasolina + alcool
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de átomos de carbono. É formada por uma mistura dos mais derivados tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água.
Objetivo
Fazer um estudo de separação de misturas, identificar as misturas que serão separadas,e analisada para ter uma melhor definição de misturas.
Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.
Para o consumidor ter um melhor desempenho no maquinário, que irá utilizar.
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de combustíveis.
Materiais utilizados
Tendo os seguintes materiais ,
# 10 g de areia lavada
# 10 g de limalha de ferro
1 becem de vidro(que aquenta suporta 100º c)
Luvas
Garras
Folha de papel de filtro
Duas provetas 50 e 100 ml, A proveta de 100 ml foi utilizada com tampa, para melhor mistura homogenia. A proveta de 50 ml sem tampa, Becker 250 ml de vidro, solução, NaCl, amostra de 25 ml de gasolina comum e 25 ml de água destilada.