Motivacao no Trabalho
Roberto Recinella nos questiona se "ser feliz, enxergar o mundo com outros olhos, conquistar resultados, superar obstáculos, ser persistente e acreditar nos seus sonhos" são atos da motivação. E em seguida ele responde: "os motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da cabeça e do coração, logo seus motivos são abstratos e têm significado para cada pessoa. O ideal é definir os que são verdadeiros, o que você quer, para assim dar realmente significado à luta diária, e não mais somente viver dos motivos dos outros."
A motivação é o elemento que faz com que a pessoa persista na ação sempre com a mesma vontade e que faz com que ela não pare de tentar. Pode-se caracterizá-la como uma força impulsionadora em direção a um objetivo.
Dentro de um ambiente de trabalho, muitas pessoas pensam que o ato de motivar depende somente da empresa, mas os colaboradores também devem fazer a sua parte, como: mentalizar pensamentos positivos para uma nova semana de trabalho; logo pela manhã, ouvir uma boa música ou conversar com alguém sobre um assunto descontraído; se possível, alguns dias da semana, mudar o trajeto de ida ao trabalho; ter um bom relacionamento com os outros profissionais daquele ambiente; ter iniciativas próprias e manter-se atualizado; não fugir de novos desafios.
Por outro lado, a empresa é um fator importante. É necessário estimular o colaborador a novos projetos; oferecer momentos de lazer, descanso e distração; proporcionar novas oportunidades; reconhecer sinceramente um trabalho bem feito; melhorar sua estrutura física; saber ouvir e compartilhar; reconhecer os pontos fracos e fortes de cada funcionário, desenvolvendo métodos para lidar com eles individualmente;