Movimentos Sociais
ATIVIDADE ORIENTADA 1
Santo Amaro
2014
ATIVIDADE 1
Atividade orientada, apresentada ao Curso de Serviço Social da Unifacs, como nota da avaliação 1 da disciplina Política, Movimentos e Classes Sociais, solicitada pela Profª Ana Elisa Drummond.
Santo Amaro
2014
Com o processo de industrialização no Brasil, o capitalismo desenvolveu-se acarretando grandes mudanças tanto políticas quanto sociais.
Diante da visão capitalista, surge a divisão da sociedade entre classes. A classe menos priorizada, procurando melhorias frente às desigualdades sociais, criaram grupos e se reuniram com objetivo de formar associações para reivindicar direitos. Eram então formados os primeiros sindicatos, associações trabalhistas, houve a eclosão das greves operárias em prol de garantir melhoria nas condições de trabalho.
Em tempos atuais, defronte o cenário histórico-político-social, a internet tornou-se uma grande aliada aos movimentos sociais, tanto na velocidade de informações, quanto ao número de pessoas que aderem esses movimentos, abrangendo grande parte da população que tem acesso as redes sociais.
As estratégias de mobilização dos manifestantes, atualmente, são feitas através de publicações nas redes sociais. Em questão de segundos uma publicação é visualizada por milhares de pessoas, o que também leva ao risco de noticias falsas. Já em tempos mais antigos eram feitas através do “boca a boca”, o que tornava o processo mais lento.
A internet também possibilitou novas formas de democracia para esses movimentos através da diversidade de pensamentos. Cada individuo demonstra o seu desejo, a sua necessidade de estar ali lutando.
Os maiores ganhos dessa tecnologia foram a velocidade de informações, a capacidade de unir cabeças pensantes e organizar grupos em prol de um interesses comum, porém, tem como conseqüência a falta de privacidade,