Mota
Professor: Mota
Série: 9º Ano
Grupo: - Anne Caroline Torres; - Ariane Maria; - Sophia Lima de Paiva; - Vivianne Fernandes.
Palestinos X Israelenses
Maceió- AL
01.08.2014
Resumo
Por motivos históricos, religiosos, políticos e materiais, israelenses e palestinos disputam continuamente pela soberania da Palestina, região do Oriente Médio.
O conflito mais recente entre os dois povos ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano chegou ao fim e a Palestina, que fazia parte dele, passou a ser administrada pela Inglaterra.
"A região possuía 27 mil quilômetros quadrados e abrigava uma população árabe de um milhão de pessoas, enquanto os habitantes judeus não ultrapassavam 100 mil"
O movimento sionista
O sionismo foi o movimento que impulsionou a decisão da criação de um estado independente para os judeus no território palestino. O nome mais importante entre o grupo foi Theodor Herzl, judeu de origem húngara que fundou o movimento. Ele publicou a obra “Estado Judeu”, livro que apresentava um programa com o qual poderia ser resolvida a questão dos judeus.
Entre os principais objetivos dos sionistas, podem ser citados: afirmação dos judeus por esforço conjunto, colocando em destaque a questão judaica, e a continuidade histórica dos judeus e sua fatal de identificação com a Palestina. A maior realização sionista foi a efetiva criação do Estado de Israel.
“o papel dos ingleses naquele momento era o de criar esse "lar nacional" para os judeus, que vinham sofrendo perseguições e violências em todo o mundo, mas sem violar os direitos dos palestinos árabes que já viviam ali.”
...
Depois de 1933, com a ascensão do nazismo e o aumento das perseguições contra os judeus na Europa, a migração judaica para a região cresceu muito. Os palestinos, por sua vez, resistiram a essa ocupação. Após a Segunda Guerra Mundial e o fim do Holocausto, que levou ao