mosfet
O desenvolvimento dos transistores foi muito importante para o avanço da tecnologia, conseguimos desenvolver equipamentos eletrônicos mais portáteis e funcionais.
Os transistores são divididos em duas categorias: os Bipolares e os Unipolares.
Existem dois tipos básicos de transistores unipolares: Os transistores de efeito de campo (JFET – Junction Field Effect Transistor) e os transistores de efeito de campo de óxido metálico (MOSFET).
Esta pesquisa se limita a estudar os JFET e os MOSFET, mostrando suas características, princípios de funcionamento e suas aplicações.
FET (Transistor de efeito de Campo de junção) Princípio de Funcionamento do FET Na figura abaixo, é mostrada a estrutura e símbolo de um transistor JFET (Transistor de efeito de campo de junção). [2] Figura 1: Estrutura física JFET [2].
A condução de corrente se dá pela passagem de portadores de carga da fonte (S - Source) para o dreno (D), através do canal entre os elementos da porta (G - Gate). O transistor pode ser um dispositivo com canal n (condução por elétrons) ou com canal p (condução por lacunas). Tudo que for descrito sobre o dispositivo com canal n se aplica ao com canal p, porém com os sinais opostos de tensão e corrente.
Figura 3: Simbologia JFET canal P [2].
Polarização de um JFET:
Dada à figura 4 abaixo: Figura 4: polarização de um JFET [2].
Demonstra a polarização convencional de um transistor JFET com canal o canal n. Que se dá por uma alimentação positiva VDD ligada entre o dreno e a fonte, assim estabelecendo um fluxo de corrente através do canal. Está corrente depende de alguns fatores entre eles a largura do canal.
Com uma ligação negativa VGG ligada entre a porta e a fonte, se da uma polarização reversa, circulando apenas uma corrente de fuga, e assim uma alta impedância entre a porta e a fonte.
A polarização cria camadas de depleção em volta do canal p isto ativa o canal condutor (D-S). Quanto maior a tensão