Morça Angular
Objetivo:
A morsa angular de precisão é usada em oficinas metalúrgicas para usinar peças com geometria angular complexa, podendo equipar retificas planas, sendo voltada para processo de: retificação em peças com angulação de precisão severa, obtendo-se precisões até cinco’.
Suas peças e seus respectivos materiais são:
Base angular: onde será feita a fixação da mesma na retifica e por sua vez, tem a função de estabelecer o ângulo desejado, sendo fabricada em ferro fundido nodular por ter a característica de absorção de vibrações.
Base da morsa: nela são fixados os mordentes, mancal do fuso e os roletes, fabricada em aço SAE 1045, utilizado na fabricação de componentes onde seja necessária uma resistência mecânica superior a dos aços de baixo carbono convencional.
Mordente fixo: fixado na base da morsa como um ponto fixo de aperto referente ao mordente móvel, fabricado em aço SAE 1045 (temperado).
Mordente móvel: desloca-se por meio de um fuso e o aperto é dado através de um manípulo e seu material deve ter uma dureza superior que a peça a ser fixada, fabricado em aço SAE 1045 (temperado).
Fuso: transmite o movimento suave e uniforme de aperto do mordente móvel através de uma rosca trapezoidal, sendo assim chamado de: elemento de transporte. Fabricado em aço SAE 8620 (temperado) por ser um material com ótimas resistências ao atrito e desgaste por sua elevada dureza.
Mancal: fixado na base da morsa servindo de apoio para o fuso, feito em aço SAE 1020 por não sofrer grandes esforços, de fácil usabilidade, alta tenacidade e baixa dureza, normalmente aplicadas na mecânica geral como peças comuns por ter baixo custo.
Manipulo: peça onde terá o manuseio do operador para dar o aperto necessário nos mordentes. Fabricado em alumínio, por ser um material inoxidável, devido ao constante manuseio com as mãos.
Bucha: uma proteção para o eixo e o mancal que estão sujeito ao desgaste, por movimentos rotativos, e, em caso de desgaste será trocado