fresadoras
PORTA PINÇAS
São mandris feitos para serem fixados diretamente ao eixo principal, cujo alojamento permite a centragem das pinças, fixando-se por meio de uma porca ou um tirante.
PINÇAS
Como algumas fresas de haste cilíndrica e brocas não podem ser fixadas diretamente ao eixo principal, recorre-se as pinças. Devido á sua forma, permitem o alojamento destes tipos de ferramentas, fixando – as ao eixo principal mediante um mandril especial chamado porta – piças.
EIXOS PORTA FRESAS
São acessórios de fresadora utilizado para prender a frase e transmitir o movimento que recebem do eixo principal . Constroem – se de aço – liga, duro ( aço cromo – níquel ), tratado termicamente e com acabamento liso e preciso.
FUNCIONAMENTO
A forma do porta – pinça varia de acordo com a pinça, porem, o princípio de funcionamento é o mesmo. O corpo cônico é fixado no eixo principal. No alojamento do porta- pinça introduz – se a pinça , que é fixada pela porca. Ao apertar a porca, além de fixar a pinça , provoca o seu fechamento ao ser pressionado o assento cônico.
Alguns de tipos de porta –pinças, trazem também uma contra- porca , que permite
Fixar a posição definitiva da pinça e da peça . A rosca interior da parte cônica, permite fixar o porta – pinças ao eixo principal da máquina por meio do tirante.
Há ainda, certos tipos de pinças que não necessitam porta- pinças para fixar as
Fresas; neste caso, o aperto se consegue ao fixa – las no eixo principal da
Máquina.
FRESADORA
Conceito – Máquina ferramenta de movimento contínuo, destinada a usinagem de matérias por meio de uma ferramenta chamada fresa.
PARTES PRINCIPAIS
Corpo, carcaça de Fefo ,que apoia a máquina ao solo.
Eixo principal, serve como suporte e dá movimento á ferramenta
Mesa, serve de apoio e sustentação as peças
Carro transversal, estrutura de Fefo, que desliza na horizontal perpendicularmente á mesa
Caixa de velocidades, série de engrenagens que altera a