mecânica
INSTRUMENTOS DE TRAÇAGEM E
9 FERAMENTAS MANUAIS
1.1. RISCADOR - RÉGUA DE TRAÇAGEM - ESQUADRO
O riscador tem o corpo geralmente recartilhado. Existem de várias formas, como, por exemplo, os indicados nas figuras abaixo. Usa-se para fazer traços sobre os materiais. (Figura 1)
Os riscadores também podem ser usados para traçar contornos previamente definidos por gabaritos (moldes ou modelos).
O corpo de muitos tipos de riscadores é recartilhado, o que permite uma boa empunhadura.
Cada ponta existente no riscador deve ser sempre afilada na forma cônica, num ângulo de 15º.
Quando se utiliza um riscador com duas pontas, a ponta que não será utilizada deverá ser protegida com um pedaço de cortiça ou borracha, assim evitam-se acidentes pessoais e danos na ponta.
Após o uso, os riscadores devem ser limpos cuidadosamente com uma estopa, lubrificados e guardados em locais apropriados, protegidos contra choques e oxidações.
O esquadro metálico é um instrumento, com lâmina de aço, em forma de “L”, usado para traçar retas perpendiculares ou verificar ângulos de 90°.
A base do esquadro pode estar montada na lâmina ou constituir um prolongamento dela.
Se a base do esquadro estiver montada na lâmina, tal esquadro recebe o nome de esquadro de base; caso contrário, o esquadro recebe o nome de esquadro de precisão.
Figura 1 -Riscador
O esquadro de base é usado para traçar retas perpendiculares e para verificar ângulos retos de peças que exigem pouca precisão.
O esquadro de precisão tem fios retificados e é usado para verificar ângulos de peças que exigem grande precisão.
O ângulo de 90° dos esquadros deve, de tempos em tempos, ser comparado com o ângulo de 90° de um esquadro padrão para ser verificada sua exatidão.
Após o uso, os esquadros devem ser limpos e lubrificados e guardados em locais apropriados.
Salientamos que todos os instrumentos de traçagem, de verificação e de medidas devem, durante o uso, ser colocados sobre um pano macio assentado sobre a