Tecnologia, ciência e valores
Aeroportos, aviões, ferrovias, trens, rodovias, automóveis, hidrovias, navios são alguns dos componentes dos sistemas de transportes que permitem o deslocamento de pessoas e mercadorias. A organização dos sistemas é estabelecida por empresas públicas ou privada, e a legislação que rege esses sistemas geralmente é elaborada pelo estado. O planejamento é a construção de instalações que possibilitem contar com meios de transporte eficientes são essenciais para atrair investimentos, uma vez que isso contribui, e muito, para a redução dos custos de produção. Com o desenvolvimento dos sistemas de transportes, o setor incluiu novos métodos e adquiriu uma nova terminologia. Hoje, distinguimos os transportes de acordo com o modo e a forma como são utilizados.
Principais Modais de transporte
Aquaviários: Reúnem sistemas que usam mares e oceanos ( transportes marítimos) , rios e lagos ( transportes hidroviários) como vias de transporte. Apesar do custo elevado, têm a vantagem de transportar grande volume de carga. Para realizar esse tipo de transporte, além de construir instalações portuárias, muitas vezes é preciso modificar o meio físico com grandes obras de engenharia, como a construção de canais, de hidrovias, a retificação do leito de rios e dragagens periódicas para manter a profundidade necessária para a navegação.
Terrestre: Abrangem os transportes rodoviários, ferroviários e dutoviários (carga líquida, sólida e gasosa). O investimento para montar a infraestrutura desse tipo de transporte é alto, principalmente no caso das ferrovias.
Aéreos: Incluem os deslocamentos por avião. Sua principal vantagem é a rapidez e a redução do tempo de deslocamentos. Mas seu funcionamento requer um investimento muito alto em infraestrutura, além de ser o modal de transporte mais caro. Os modais de transporte têm importância fundamental em todas as atividades econômicas, mas se destacam no comércio