ciencia tecnologias e valores
O que é ciência?
Beneficio da ciência, para quem?
A responsabilidade social do cientista.
A psicologia comportamentalista.
Conclusão.
Introdução
Nós seres humanos desenvolvemos e dominamos o planeta terra através do uso da ciência, como uma forma de sobrevivência a descobrimos, mais com o passar do tempo os objetivos humanos foram drasticamente mudado, onde mudou tanto a ponto de hoje poder ser uma das maiores ameaças, a saúde e sobrevivência humana, a disputa pelo “poder” traçada pelo Amin, ao longo da historia deturpou a fonte do “verdadeiro poder”, afirmamos aqui, que a ciência é o “verdadeiro poder”, mas, quem o manipula? E por quê?
Neste trabalho expomos uma forma interpretativa a respeito destas questões.
O que é Ciência?
A concepção que do homem é a de viver em constante processo de se produzir, ao tentar superar pela ação coletiva, a contradição que a natureza lhe antepõe, torna o mundo habitável e humaniza a si mesmo.
O bom senso é simplesmente o deposito intelectual indiferenciado resultante da serie de experiências fecundas das espécies, do grupo social e do individuo, que se transmite em forma não sistemática, por herança racional, e não em caráter de conhecimento refletido.
Então, entendemos que a ciência se baseia na observação e na interpretação das situações, e vai alem atuando na previsão de situações.
A intenção primeira da investigação cientifica é a busca pelo conhecimento, visando somente os valores cognitivos isto é conhecer por conhecer, sem se preocupar com aplicação do conhecimento, sendo assim os valores morais e sócias não deveriam influenciar diretamente os cientistas.
Mas sobre outros aspectos, a atividade do cientista não e neutra, entendemos que o poder da ciência da tecnologia é ambígua, podendo está a serviço de toda a humanidade ou apenas uma parte dela, daí a necessidade de reflexões de Carter moral e político, para que sejam postos em questão os fins que orientam os meios que estão sendo utilizados.