Estruturas de seleção e repetição
Trabalho de graduação, apresentado ao Curso de
Engenharia Civil, como parte das exigências para aprovação Disciplina de Introdução à Computação.
Cuiabá – Mato Grosso
2013
Trabalho de graduação, apresentado ao Curso de
Engenharia Civil, como parte das exigências para aprovação Disciplina de Introdução à Computação.
Aprovado: 02/09/13
_________________________
Prof.
(Orientador)
(UFMT)
Introdução
Em nosso cotidiano diversas situações podem ser resolvidas através de um algoritmo, mesmo que não percebamos. Porém, há algumas técnicas que facilitam ainda mais esses processos, sendo eles as: estruturas de seleção e estruturas de repetição. Cada uma dessas estruturas desempenha um papel na melhor compreensão do algoritmo, que irá ser abordado no trabalho a seguir.
1. Estruturas de seleção
Conceito: é uma estrutura de controle de fluxo, executando um ou vários comandos se a condição testada for verdadeira e, em alguns casos, executando um ou vários comandos se for falsa.
1.1. Comando Se
O comando Se é uma estrutura de decisão que decide entre duas sequências de comandos qual aquela que será executada ou se uma dada sequência de comandos será ou não executada. No primeiro caso, sua sintaxe é a seguinte:
Se (Expressão Lógica) então sequência de comandos 1
Senão
sequência de comandos 2
Fim_se
A semântica deste comando é explicada pela própria sintaxe: se a expressão lógica for verdadeira, o sistema executará a sequência de comandos 1; se for falsa o sistema executará a sequência de comandos 2.
Por exemplo, se queremos um programa que verifique a paridade de um número dado, poderíamos verificar se o resto da divisão do número por dois é igual a 1. Se isto for verdade, o número é ímpar; se não for verdade, o número dado par. Teríamos então o seguinte