Morte Súbita no Desporto
-O que é a morte súbita?
Como diz o nome, é uma morte rápida, sem ser esperada e pode acontecer a qualquer um (doente ou sadio). A morte súbita ocorre tanto em crianças recém-nascidas como em adultos. Em crianças é mais frequente nos primeiros três meses de vida, normalmente está relacionada com factores genéticos ou hereditários, sendo mais frequente em filhos de mães fumadoras. Considera-se uma morte súbita se não houver sinais de trauma ou agressão, mas grande maioria dos casos de morte súbita acontece por doenças cardíacas.
-Causas da morte súbita:
A morte súbita por ter causas provenientes de arritmias cardíacas (perturbações do ritmo cardíaco). Há vários tipos de arritmias, a maior parte são relativamente arritmias benignas e outras que são graves e conduzem à morte em poucos minutos se não forem tratadas adequadamente, mas nem todas as mortes súbitas são evitáveis.
-Estarão os atletas mais “expostos” à morte súbita? “Os atletas são considerados pela sociedade como um grupo especial de indivíduos, aparentemente invulneráveis e com capacidades físicas extraordinárias. Por esse motivo, qualquer evento cardiovascular em atletas, sobretudo em atletas de elite, tem um enorme impacto mediático(…)” Como indica o artigo deste website, os atletas, perante a sociedade, parecem ser infalíveis. Na realidade, a morte súbita pode acontecer a qualquer um, de qualquer classe social, de qualquer profissão, etc… mas obviamente há factores que interferem neste fenómeno, como já referi, factores hereditários, ou até doenças cardiovasculares desconhecidas.
Durante a actividade competitiva, o stress físico, cardiovascular e emocional estão associados ao aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e das necessidades do consumo de oxigénio pelos músculos e coração. Estes podem ser a “gota d’água" para um aceleramento cardíaco fatal. Resumindo, todos nós podemos morrer de morte súbita, mas uns estão mais propícios que outros,