Doping
Trabalho elaborado por:
Flávio Oliveira
Leandro Rodrigues
Pedro Ferreira
12ºTPM
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física.
Como tema do trabalho, pretendemos tratar um dos problemas mais graves, sérios e atuais do desporto: “A Dopagem e os riscos de vida e/ou Saúde”, ou seja, o doping. Hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para a saúde dos próprios atletas.
O desporto é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras. A prática regular da atividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.
O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilegal do rendimento do atleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para obter o sucesso.
O Doping pode ser distinguido em 7 categorias diferentes consoante os efeitos que causa e a maneira de ser administrado no atleta:
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES:
Os esteróides anabolizantes são hormonas sintéticas que, quando comparados à testosterona, têm maior atividade anabólica (promovem crescimento). Ou seja, os atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força. Podem ser ingeridos por via oral, ou através de injeções.
Exemplo: nandrelona, testosterona, estanozolol, …
ESTIMULANTES:
O uso de estimulantes é muito frequente entre os atletas,