Implantação da República
Técnico de Produção Agropecuária
Implantação da República
Trabalho realizado por:
Patrícia Valadas
Luís Macias
Bruno Chaves
Professor: Teresa Cóias
Índice
Introdução 3
A Monarquia 4
O Desacreditar na Monarquia 5
Madrugada de 5 de Outubro de 1910 6
Proclamação da República 7
3 De Janeiro 8
Constituição 1911 9
1º Revisão da Constituição 9
Conclusão 10
Webgrafia 11
Introdução A Implantação da República tornou-se muito importante no que concerne ao sistema político social e económico do nosso país, referindo-nos mais concretamente à mudança da Monarquia para a República. Assim, torna-se crucial a referência aos acontecimentos que levaram à queda da Monarquia explicando os procedimentos da população e dos revoltosos em relação as questões de governação. Relatamos alguns pontos importantes do dia 5 de outubro e as ocorrências desse dia. Abordamos ainda as alterações ao nível da simbologia, bem como as remodelações que tiveram obrigatoriamente de ser efetuadas na Constituição da República Portuguesa.
A Monarquia
Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia. Era uma forma de governo em que o chefe de Estado se mantinha no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente o seu Herdeiro mais velho a ficar no seu lugar, não existindo eleições. O Rei tinha como cargo principal, como real do governo, governar e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social. O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado.
O Desacreditar na Monarquia
Nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país. Passando a existir muitas contestações em volta deste tema.
Os problemas que as pessoas viam na monarquia eram devidos a coisas muito simples:
E se o rei governasse