Doping
Educação Física – Módulo
Professor Paulo Lopes
Doping
Substâncias Nocivas no Desporto
Índice
Introdução…………………………………………………………….. pág. 3
O que é doping? …………………………………………………….pág. 4
Tipos de Doping (Desenvolvimento……………………pág. 5 a 9
Teste Antidoping…………………………………………………. pág. 10
Conclusão……………………………………………………………. pág. 11
Introdução
Hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas.
O que é o Doping?
O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilegal do rendimento do atleta, humano ou animal. Estas substâncias são perigosas e fazem com que os atletas tenham um melhor desempenho físico, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias.
Tipos de Doping
Esteróides anabolizantes:
Os esteróides anabolizantes são hormonas sintéticas que, quando comparados à testosterona, têm maior atividade anabólica (promovem crescimento). Ou seja, os atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força. Podem ser ingeridos por via oral, ou através de injeções.
Exemplo: nandrelona, testosterona, estanozolol, …
Efeitos adversos:
No sistema nervoso central, aumentam a agressividade e a alteração do humor. Provocam ainda alterações no comportamento sexual.
Na área dermatológica, queda de cabelo, acne na face e no dorso, aumento de quistos sebáceos, são as alterações mais frequentes.
No sistema músculo-esquelético, o encerramento precoce das cartilagens de crescimento e o aumento do risco de rotura tendinosa, são as complicações mais significativas. No aparelho cardiovascular, dão origem ao