Impactos Comunidades Tradicionais
¹André Luis dos Santos
²Diana Matos da Silva Dias
³Eduardo José Fernandes Nunes
RESUMO
Os pescadores e marisqueiras de Salinas da Margarida vivem hoje um grande conflito com os empreendimentos marítimos já instalados e os que veem se instalando no município e próximo ao município. Isto influencia direta e indiretamente na atividade tradicional de pesca dos salinenses. Além disto, a atividade tradicional de pesca possibilita entender diversos planos sociais de comunidade pesqueira, tais como as relações de gêneros: divisão sexual do trabalho (marisqueiras e pescadores), o papel do homem e da mulher no processo de produção e elementos de construção da identidade, dentre outros. Assim sendo, esta atividade será utilizada para se entender o caso de Salinas da Margarida. É importante salientar que o surgimento da relação entre a comunidade e a atividade de pesca está presente nas descrições da forma de ocupação da terra, ou seja, do seu territorio, e com isso possibilita a elaboração do cartografia social desses agentes sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidade tradicional; Pesca; Salinas da Margarida.
PROBLEMA
Impactos na comunidade pesqueira de Salinas da Margarida em decorrência à construção do da Bahia.
OBJETIVOS
A presente pesquisa tem como objetivo identificar os impactos causados pela construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu na comunidade tradicional de pesca de Salinas da Margarida, município localizada no Estado da Bahia.
METODOLOGIA
A metodologia implementada foi dividida em etapas, de modo a facilitar o levantamento e análise dos dados. Na primeira etapa, foi feito um diário de campo, o qual constituiu uma técnica na pesquisa etnográfica, onde tudo visto e ouvido, foi anotado, fotografado e gravado em áudio e vídeo. A segunda etapa foi efetivada com leituras de documentos de fontes primárias e secundárias. A terceira etapa foi construída