Sociologia
Neste capítulo o autor trata as variantes sobre os impactos do turismo cultural nas comunidades de acolhimento. É comentada a importância da abordagem participativa em que as comunidades são intervenientes activos no desenvolvimento local, apontando para o tipo de mudança desejada pela comunidade.
3.2 A Mudança do significado de Turismo Cultural
A abordagem convencional sobre o desenvolvimento económico é centralmente planeada e imposta sobre as comunidades sendo estas vistas como objectos de desenvolvimento e reduzidas a indicadores empíricos, em vez de participantes subjectivas no seu próprio processo de desenvolvimento. Esta mudança no conceito do significado de turismo cultural, traz consigo uma abordagem endógena que representa a vontade da própria comunidade, manifesta através do seu envolvimento, desejos e aspirações, explorando formas de valorização do seu património, mas respeitando contudo, o sentido original do lugar e a autenticidade natural, social e cultural das comunidades para que não haja consequências negativas para o meio ambiente natural e cultural.
3.3 Porquê o Turismo Cultural
O turismo cultural depende dos recursos naturais e culturais. A cultura regional pode e é muitas vezes, a base para o desenvolvimento turístico. Potencialmente a relação estabelecida entre o turismo e o sector cultural é altamente complementar. O sector cultural cria atracções para os turistas, enquanto o turismo traz audiências extra para eventos e actividades culturais. Com isso o turismo pode contribuir com potenciais benefícios para as comunidades porque dá-lhes a oportunidade de explorar paisagens idílicas, produtos agrícolas, costumes e tradições locais enquanto esta apresenta uma herança cultural para satisfazer as necessidades dos visitantes, estrangeiros e turistas que é revertida em benefícios económicos.
3.4 Definição do conceito de comunidade
Em muitas esferas de pensamento, os laços da Comunidade - real ou imaginária, tradicional ou