PRODUÇÃO TEXTUAL
Podemos afirmar que a Economia Brasileira teve como primeira atividade a extração de madeira, o pau Brasil, que retirado de nossas matas e levado para Europa. Neste período extrativista, foram também retiradas da Amazônia ervas medicinais, transferidas para os laboratórios europeus. Este seria o primeiro ciclo econômico do Brasil Colônia. O segundo ciclo surgiu no setor produtivo, à agricultura; em seguida, a cana de açúcar. A partir do século XIX outro produto fez deslocar a nossa economia inclusive aumentando as exportações. Surgiram os barões do café, grandes produtores que acumularam fortuna e prestigio, influindo inclusive, na política interna do país, os seringais no norte do país tiveram também um grande destaque nas exportações. Mas foi a partir de1930, com a ascensão de Getulio Vargas ao poder, as coisas mudaram na economia brasileira. A partir do governo de Getulio Vargas, JK e dos governos militares, a industrialização do país, deu um novo rumo á economia brasileira, que investiu alto na indústria automobilística, a partir de então houve um grande envolvimento dos poderes constituintes em defesa da indústria, com base na industrialização; a geração de energia elétrica, e a construção de Itaipu, consolidaram o setor, e alavancaram a econômica surgindo novos empreendimentos no país e aquecendo a economia brasileira.
Segundo Vasconcellos (2004, p. 2), Economia é uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade, decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-las entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Neste cenário alguns fatores são de fundamental influência para compreensão da economia. A Inflação é o aumento no nível geral de preços dos bens e serviços de uma economia; a elevação da mesma ocorre sempre que há procura maior que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Este