morfologia
Morfologia Vegetal – É o estudo da forma das plantas.
Anatomia Vegetal – É o estudo da estrutura interna das plantas.
Taxonomia e Sistemática Vegetal – Estudo que envolve a nomenclatura e a classificação das plantas e o estudo das relações entre si.
Raiz – Ancora a planta ao solo e coleta água necessária para a manutenção do corpo da planta e para a fotossíntese.
Caule – Serve de suporte para os principais órgãos fotossintetizantes, como as folhas.
Também serve para conduzir via sistema vascular ou condutor.
Em plantas jovens e anuais (expectativa de vida de 1 ano), o caule é fotossintetizante. Em plantas perenes o caule pode tornar-se espesso, lenhoso e recoberto por súber.
Semente – São componentes da semente o embrião, o alimento armazenado e o envoltório.
Meristema – De onde se origina todo o crescimento das plantas. É uma região de tecido embrionário, capaz de adicionar células indefinidamente ao corpo da planta.
Meristema Apical – Localizado na ponta da raiz e sistema caulinar, estão relacionados ao aumento do comprimento no corpo da planta. Conhecido também como crescimento primário.
Meristema Lateral – Dá origem ao crescimento secundário da planta, em espessura. No câmbio vascular e o felogênio (câmbio da casca).
Epiderme – camada mais externa de células que reveste todas as porções aéreas de planta diretamente envolvidas na fotossíntese, e é recoberta por uma cutícula.
Cutícula – É provida de cera e retarda a perda de água. Também tende a prevenir as trocas de gases entre a planta e o ar circundante, as quais são necessárias tanto para a fotossíntese quanto para a respiração. Situação resolvida pelo estômato.
Súber – Retarda a perda de água. Há a presença de suberina.
Lignina – Oferece resistência à compressão e rigidez à parede celular. È encontrada em paredes de células