República dos Assassinos
Este capítulo tem por objetivo apresentar de forma organizada uma visão acerca dos aspectos políticos envolvidos com a gestão estratégica da inovação. Mais especificamente, ele se orienta a sistematizar a contribuição de autores que buscam melhorar a maneira como o processo de elaboração de políticas se desenvolve no âmbito do Estado contemporâneo. Desta forma, pretende possibilitar aos profissionais ali situados, e interessados em construir alternativas aos cursos de ação tradicionais, um conjunto de categorias e métodos de análise apropriados à gestão da inovação.
Num certo sentido, ele pode ser entendido como um auxílio metodológico para a pesquisa de situações – políticas, organizações, processos etc. – relevantes do ponto de vista da gestão estratégica da inovação. Uma ajuda para tratar estas situações ou sistemas complexos mediante a construção de modelos. Neste sentido, este capítulo complementa o conteúdo de outros dois – “Análise de Sistemas e Construção de Modelos” e “Análise Estrutural” - que conformam um amplo espectro de metodologias disponíveis. Estas duas metodologias, de aplicação relativamente fácil e imediata, podem ser usadas em praticamente qualquer situação em que um sistema possa ser descrito por uma lista de características, seja ele qual for. A metodologia de que trata este capítulo, é de aplicação muito mais complexa e demorada, mas oferece resultados muito mais sofisticados.
Sua estrutura segue muito de perto a proposta feita por um dos livros mais conhecidos sobre a Análise de Política - HAM, Cristopher; HILL Michael. The policy process in the modern capitalist state. Londres, 1993 – e pode ser usado para guiar o processo de consulta à bibliografia sobre Análise de Política, em especial a esta obra. Ela foi organizada para profissionais de formação variada (engenheiros, médicos, administradores, economistas etc.) que atuam no setor público ou privado com temas, de natureza também muito distinta, relacionados a