Morfologia
R- O sangue tipo O apresenta os anticorpos A e anticorpos B, em pequenas quantidades de sangue a quantidade destes anticorpos é baixa e a reação antígeno-anticorpo será insignificante. No caso de grandes quantidades de sangue, a quantidade destes anticorpos é alta, ocorrendo sérios problemas, como a aglutinação.
2- Cite e descreva um tipo de hemoglobinapatia estrutural destacando a causa, sintomas e tratamento.
R- Hemoglobina C doença hereditária que torna os glóbulos vermelhos mais endurecidos e por isso são mais rapidamente destruídos pelo baço. Causa - Quando a pessoa recebe um gene para hemoglobina C do pai e da mãe, ocasionado pelo gene beta globina. Sintomas – Apresenta uma anemia hemolítica moderada, podendo apresentar aumento do tamanho do baço, pedras nas vesículas e alterações na retina. 3- Cite os índices hemotimétricos avaliados em um hemograma e destaque a relação existente com o diagnóstico das anemias.
R- Número de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. O hemograma é o principal método de diagnóstico de anemias através da contagem dos componentes das hemácias (glóbulos vermelhos).
4- Descreva o processo de formação do tampão plaquetário e coagulação sanguínea e diferencie as vias intrínseca e extrínseca.
R- Tampão plaquetário ocorre quando as plaquetas entram em contato com o colágeno da parede vascular, imediatamente começam a inchar e a ficar gosmentas, de modo que ficam coladas às fibras de colágenos e às outras plaquetas. Também liberam grandes quantidades de ADP, este por sua vez atua nas plaquetas vizinhas, fazendo com