qualidade da industria
A cada dia mais as empresas vem buscando obter mais qualidade nos seus processos e produtos, a causa disso é que elas conseguem eliminar desperdícios reduzindo também os gastos, entregando melhores produtos que conseguem maior satisfação do cliente, aumentam sua produtividade, tornando-as cada vez mais competitivas e fazendo com que seus lucros cresçam mais.
Tratando da indústria alimentícia, utilizando como exemplo a Indústria Alimentícia Bauducco, podemos falar que aplicar “qualidade” é muito desafiador, já que na maioria das vezes contam com alimentos perecíveis, que necessitam de cuidado, desde a hora que são escolhidos, passando pelo preparo, até a entrega e armazenamento nos estoques dos vendedores. Além do conflito que é gerado pela indústria já que os distribuidores são tentados a fazer grandes pedidos para obterem maiores descontos e comissões e por vezes não vendem tudo e os produtos acabam voltando vencidos, do outro lado os empresários, que não querem fazer grandes pedidos para não sofram grandes perdas e tudo isso faz com que a qualidade do produto final que está sendo repassado ao consumidor acabe sendo colocada em risco também.
Especialmente no segmento de alimentos, para melhor entender o que deve ser considerado qualidade, pode-se discuti-la conceitualmente sob duas óticas, a chamada qualidade percebida e a chamada intrínseca. Qualidade percebida pode ser entendida como aquilo que um consumidor espera do produto, está associada ás características desejadas que atraem aquele que irá consumir para que este volte a comprar o produto, levando em conta atratibilidade, sabor, textura. Já a qualidade intrínseca é tudo aquilo que o consumidor espera como óbvio de um produto, por exemplo, que tenha o peso indicado na embalagem, que não utilize ingredientes proibidos pelos órgãos oficiais, etc.
O controle da qualidade para ser efetivo, necessita de um sistema dinâmico, capaz de abranger todos os