Morfologia
Morfologia
DISCIPLINA:
PRÁTICA ORAL E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA III
POLO:
CORNÉLIO PROCÓPIO
ALUNO:
ESDRA POMPEO RODRIGUES
MATRICULA:
108031830
TEMA:
Classes de palavras na língua Portuguesa
TÍTULO:
Classes de palavras e suas funções.
OBJETIVO:
Discorrer as classes das palavras da Língua Portuguesa, relacionando-as com a sintaxe e suas funções.
JUSTIFICATIVA:
Para a implementação de analisadores sintáticos é necessária a construção de um parecer para que seja procedida verificação da posição da palavra na frase. Porém, é necessária uma prévia classificação das palavras.
No português, temos 10 classes de palavras: substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.Cada uma dessas palavras possui combinações coerentes com a sintaxe definida pela linguagem.
INTRODUÇÃO:
A categorização da palavra de acordo com traços que a posicionam dentro do sistema linguístico é uma ideia presente na grande maioria dos modelos lexicais. Essa categorização é um elemento imprescindível na caracterização das construções das palavras.
DESENVOLVIMENTO:
Todos nós conhecemos a língua portuguesa; falamos em língua portuguesa, escrevemos em língua portuguesa, pensamos em língua portuguesa, não é mesmo?
Então, usamos todos os dias as palavras variáveis e invariáveis, o único problema é que usamos as palavras todas de uma vez, unidas, formando frases para poder comunicar algo e nem reparamos se elas são variáveis ou invariáveis, nossas intenção é comunicar.
Porém, quando estudamos a Língua Portuguesa podemos reparar esse detalhe, pois, aprendemos a conhecer palavra por palavra para compreender a formação estrutural da linguagem.
As palavras querem estar nos seus lugares, afirma poeticamente Almada Negreiros. É verdade.Mas como conhecer esses lugares? Como saber os princípios que determinam a sua ocupação as regras que condicionam os seus comportamentos no seio dos discursos?
A