Morfologia Urbana trabalho I final
Brasil: Natal , RN
Informações sobre o grupo
Integrante: Grupo
RA:
Rafael Carneiro
Matheus Neubern
Rubens Braga
Leonardo Luis
Eduardo Scanavini
134431-6
133291-5
133346-7
133238-6
Apresentação
Analisamos imagens, utilizando a estética da forma percebidas pelos nossos sentidos -olhos do arquitetonas seguintes escalas: da rua (dimensão setorial), do bairro (dimensão urbana) e da cidade (dimensão territorial). Sydney - Austrália
Podemos observar na Figura nº1 é possível ver as principais vias de acesso da cidade e também outros acessos para o centro da mesma. observar tambem os limites da cidade (marcado em vermelho, na Fig. 1), também notamos que a cidade é literalmente plana (Fig. 2) e que sua parte leste é banhada por águas (Tasman Sea).
Fig. 1
Fig. 2
Nesta imagem podemos ver os nome de vários bairros, parques e área de recreação. podemos ver tambem a infra – estrutura viária (em amarelo e laranja) e observamos a demarcação do centro da cidade (marcado com um balão vermelho).
Escala da Cidade
Mesmo tendo uma imagem mais panorâmica, nela já começamos a enxergar como funciona o sistema viário. E podemos ver a dimensão urbana, tecido urbano. Marcado com o balão temos o centro da cidade, nela conseguimos ver vários pontos de áreas verdes.
Escala do Bairro
Na cidade várias quadras são regulares, porém nesta imagem, que é voltada para o centro, o forma começa a mudar, seguindo o desenho territorial, também podemos ver que a cidade se preocupam com as áreas verdes, preservando o espaço das mesmas. Os traçados em laranja/amarelo são as vias de acesso principais para o centro da cidade.
Escala do Bairro
Nessa imagem conseguimos ver com clareza a divisão exata dos lotes.Como dito anteriormente, os lotes são retangulares mantendo a maioria deles regulares. Também podemos ver o sentido das ruas em volta das quadras.
Escala da Rua
O traçado viário da cidade é plano, segue a topografia e, também, há hierarquia para atender os fluxos