Resumo De Prova Ergonomia
Definição:
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana.
Objetivo:
A ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).
Classificação:
A International Ergonomics Association (IEA) sugere a classificação da ergonomia em três tipos:
1. Ergonomia Física:
Relaciona-se com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Abrange: o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
2. Ergonomia Cognitiva:
Compreende os processos mentais como: percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, estudando como esses afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Abrange: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação homem computador, stress, treinamento e erro humano.
3. Ergonomia Organizacional:
Associa-se com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Abrange: trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
Logo, para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Desta forma, a norma regulamentadora 17 estabelece parâmetros que permitem a