Mordidas de animais
As mordeduras são em grande parte causadas por cães, sendo estimado que 80% das ocorrências são de pequenos ferimentos, não havendo necessidade de atendimento de urgência. > Em relação ao local do acometimento, geralmente os adultos apresentam lesões nas extremidades, principalmente mãos, já as crianças apresentam mais comumente lesões na face. > As feridas causadas por gatos (mordeduras e arranhões) infectam-se em mais de 50% das vezes. .>As infecções acontecem com maior freqüência se o intervalo de tempo entre o acidente e o atendimento for maior que 8h;
>O risco de infecção depois de uma mordida por cão é de4 a10%. Se o animal agressor for um gato o risco é de50 a80%.
O que é a Raiva?
>É uma doença causada por um vírus (Lyssavírus) e transmitida entre os mamíferos pela saliva de animais doentes.
>A raiva é extremamente grave, levando à salivação excessiva, alterações neurológicas, paralisias e à morte em poucos dias.
Que animais transmitem a doença?
>Somente mamíferos podem contrair o vírus da raiva, portanto, capazes de transmitir a doença.
>Cães e gatos podem transmitir a doença por mordidas, arranhões ou lambidas. São mais graves os acidentes em que o animal está doente; com lesões profundas, múltiplas, na cabeça, pescoço, mãos ou pés e se o animal vive na rua.
>Ratos de telhado e de esgoto, hamsters, coelhos, não transmitem a raiva
>Lambidas no rosto e na boca: Note que lambedura de mucosa (olhos, boca…) também pode transmitir raiva e deve ser considerada como um acidente grave e de elevado risco. Para ficar ainda mais claro, aquela cena de filme na qual o cãozinho feliz ao ver o seu dono o lambe no rosto sem nenhuma cerimônia implica que a pessoa que foi lambida na boca (mas não na pele íntegra) tenha que ser vacinada INDEPENDENTE do estado clínico do cão ou do estado vacinal do animal.
Como se faz a prevenção da raiva?
Antes de qualquer acidente:
Vacinar