Mordidas de Animais
Compartilhar:
A maioria dos casos está relacionada a mordidas de cães, mas são as mordidas de gato que infectam em mais de 50% das vezes. Entre as doenças mais comuns transmitidas por eles estão o tétano e a raiva.
Apesar dos registros de mordidas de ratos e macacos também figurarem entre as mordidas perigosas, em geral são as dentadas humanas as que as que causam lesões mais graves, com maior risco de infecção e de transmissão de doenças como as hepatite B e C, o herpes, o HIV (causador da AIDS), a sífilis e o tétano.
Mordidas de animais pedem atendimento imediato. Após 8 horas da ocorrência, o risco de complicações infecciosas aumenta.
Como agir:
- Limpe o local da mordida com água e sabão ou soro fisiológico, deixando a água escorrer pelo ferimento durante alguns minutos
- Estanque hemorragias com um pano esterilizado ou bem limpo
- Imobilize o membro afetado e eleve-o em relação ao resto do corpo
- Encaminhe a vítima para um serviço de saúde
Como prevenir:
- Não brinque com animais estranhos
- Mantenha as vacinas dos seus animais de estimação em dia
- Não deixe crianças sozinhas com animais domésticos
- Sempre leve seus animais de estimação para passear com coleira
Todas as emergências
Mordidas de Animais
É muito freqüente a procura de assistência médica, em especial, nos setores de emergência devido a mordidas de animais.
As mordeduras são em grande parte causadas por cães, sendo estimado que 80% das ocorrências são de pequenos ferimentos, não havendo necessidade de atendimento de urgência.
Em relação ao local do acometimento, geralmente os adultos apresentam lesões nas extremidades, principalmente mãos, já as crianças apresentam mais comumente lesões na face.
As feridas causadas por gatos (mordeduras e arranhões) infectam-se em mais de 50% das vezes.
Além do trauma físico causado pelas mordidas, deve-se ter a preocupação com as doenças infecciosas, que podem ser transmitidas. Estas podem ser causadas por