mordedura por animais peçonhentos
1 INTRODUÇÃO
Animais venenosos e peçonhentos podem praticamente ser considerados a mesma coisa, porém, peçonhento é aquele que possui um aparelho inoculador de veneno (presa), enquanto que o animal venenoso, não tem o tal aparelho para inocular seu veneno. Os acidentes por animais peçonhentos constituem problemas de saúde pública, nos países em desenvolvimento, devido à gravidade e as seqüelas que causam. Deve-se ressaltar que os acidentes ofídicos constituem-se em acidente do trabalho para os indivíduos que trabalham no campo, uma vez que a maioria dos acidentes ocorrem na lavoura. Por outro lado, os acidentes causados por aranhas, abelhas, lagartas e principalmente escorpiões também ocorrem nos grandes centros urbanos. Estes animais se adaptam rapidamente às condições urbanas tornando-se grandes problemas dos grandes aglomerados centros urbanos. Muitos destes acidentes são fatais na ausência de terapêutica precoce e adequada.
1.1 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho se dá devido ser de grande relevância que se conheça o gênero a que pertence o animal peçonhento para que se possam tomar medidas essenciais em caso de acidente. Contudo, o diagnóstico é feito, em geral, através dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, em consequência das atividades tóxicas causadas pela inoculação da peçonha.
1.2 OBJETIVO
Descrever os principais tipos de animais peçonhentos e reconhecer os sinais e sintomas decorrentes dos acidentes, bem como as primeiras medidas tomadas diante do acidente.
2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 OFIDISMO É o acidente provocado por picada de cobras venenosas. No Brasil 90% dos acidentes desse tipo são causados por jararacas e 9% por cascavéis, sendo estes considerados mais graves e letais. O 1% restante responde por acidentes com corais verdadeiras e surucucus. Os acidentes são mais freqüentes no verão e no período diurno, porém é lembrado que as cobras só atacam por