logistica
Durante sua trajetória, a empresa superou algumas dificuldades e quebrou algumas barreiras. A medida que a empresa crescia, diferentes contextos surgiram, e como forte característica a Li & Fung sempre buscou adaptação no mercado. Na discussão foram tratados os estágios de crescimento da empresa, que passou de uma exportadora com fornecedores apenas em Hong Kong para uma empresa de manufatura dispersa, uma “Fábrica sem fumaça”.
O artigo explica também como funciona o ciclo de pedido dos produtos, relatando que cada parte do produto vem de um determinado fornecedor, cujo ele, tem uma relação direta e forte com a empresa. Ela conta com um sistema sofisticado de informações, para garantir um forte relacionamento visando um fluxo rápido, seguro com o objetivo de minimizar os custos totais das operações.
Finalizando se refletiu sobre a possibilidade de existir uma fábrica deste porte e estratégia no Brasil. Concluiu se que seria necessário criar competência técnica e operacional, que possibilitasse gerencias a cadeia de suprimentos dispersa. A infraestrutura logística do Brasil conta com grandes ineficiências, e o “custo Brasil” ajuda a impedir que a compressão do ciclo do pedido seja realizada da mesma forma que a Li & Fung. No entanto devemos ter este exemplo como estímulos para melhorarmos e assim certamente seremos capazes