Trabalho
ACIDENTES COM ANIMAIS
Podem-se observar entre os muitos casos que necessitam de primeiros socorros, alguns tipos de ocorrências que envolvem animais e insetos, quando as pessoas são mordidas por cães ou outros bichos, arranhadas, ou mesmo picadas por insetos, cobras etc.
Mordeduras: os tipos de ataques mais comuns em seres humanos resultantes em mordidas são os de cães e gatos, não sendo excluídos os fatos de mordidas de animais selvagens como cobras e roedores, que normalmente são mais graves devido ao maior risco de infecção e à peçonha de animais como algumas cobras. Os problemas acarretados em ataques de mordedura de animais podem incluir, dentre outras coisas:
-Raiva, que é uma infecção causada por vírus e ataca o sistema nervoso;
-Intoxicação por veneno, que pode ser causada no ataque de cobras ou outros animais peçonhentos;
-Hemorragias;
-Infecções por bactérias;
-Reações alérgicas;
-Tétano, que é causada em decorrência da liberação de uma toxina no organismo.
O que fazer nos casos de acidentes com animais:
-Desinfetar a região da mordedura; -Certificar-se de que o cão é vacinado; -Se houver inchaço aplique uma bolsa de gelo -Levar a vítima para uma unidade de saúde, para que sejam feitos os procedimentos como possíveis suturas, vacinas, etc.
Em casos de mordida de ratos
-Lavar o ferimento com água corrente e sabão neutro por pelo menos cinco minutos;
-Desinfetar com álcool ou água oxigenada o local da mordedura;
-Se houver inchaço, aplicar gelo;
-Cobrir com uma compressa esterilizada o ferimento;
-Encaminhar o mais rápido possível a vítima a uma unidade de saúde, visto o grande risco infeccioso de uma mordedura causada por ratos.
Em casos de mordidas de cobras
-Deve-se, em primeiro lugar, providenciar um atendimento médico o quanto antes, conduzindo a vítima a uma unidade de saúde ou chamar o socorro previamente, informando, se possível, o tipo de cobra que atacou a vítima, caso saibam desta