ansiedade
São os cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente até que a ajuda especializada esteja disponível para fornecer assistência definitiva.
Em outras palavras, é o atendimento imediato sem os recursos disponíveis para o suporte avançado à vida.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um atendimento especializado.
Os objetivos principais da prática de Primeiros Socorros são:
• Evitar o agravamento do quadro médico da vítima;
• Preservar a vida;
• Reduzir a ansiedade e o estresse da situação;
• Estimular a recuperação;
• Promover conforto à vítima.
Varias situações ou acidentes necessitam de primeiros socorros, tais como:
Queimaduras, intoxicações, acidentes com animais peçonhentos e convulsões.
1. Queimaduras
A queimadura é uma lesão causada por fatores térmicos, químicos, eletricidade e radiação, entre outros. Dependendo da localização, da extensão e do grau de profundidade, a lesão produzida nos tecidos de revestimento do organismo (como a pele) pode desfigurar, causar incapacidades temporárias ou permanentes e levar à morte.
As queimaduras são classificadas em:
Queimadura de 1º grau – atinge somente a epiderme (camada mais superficial da pele).
Queimadura de 2º grau – atinge a epiderme e a derme (camada localizada abaixo da epiderme)
Queimadura de 3º grau – atinge todas as camadas da pele, inclusive o tecido gorduroso e os nervos, podendo alcançar inclusive os ossos.
Primeiros socorros
Interrompa o processo que está originando a queimadura. Se for fogo na roupa, não deixe a pessoa correr. Deite-a no chão e comece a abafar as chamas pela cabeça, usando um cobertor, um tapete, um casaco grosso ou faça-a rolar no chão.
Caso a queimadura seja de 1º grau, retire a pessoa do sol, utilize substâncias refrescantes como produtos para aliviar a dor e faça a administração por via oral de