Religiao
Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST.
O que é a doença?
São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus e antigamente eram chamadas de doenças venéreas ou patologias.
As DSTs afetam a saúde física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.
A presença de uma DST facilita a transmissão do vírus daimunodeficiência humana (HIV) - que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) – em caso de exposição a este vírus.
Modo de transmissão?
Como o vírus está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: Sexo sem camisinha - pode ser vaginal, anal ou oral,de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado de vertical, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa,transfusão de sangue contaminado com o HIV,instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.
Sinais e Sintomas?
Deve-se procurar ajuda médica sempre que apresentar alguns dos sinais ou sintomas : secreções como corrimentos vaginais , líquidos estranhos no pênis ou ânus; ardência ou dor ao urinar; feridas tipo bolhas, verrugas ou ulcerações no pênis, vagina, lábios e dentro da boca; dor durante a relação sexual; “ínguas” (gânglios) na região da virilha .
Prevenção?
Todas DSTS são facilmente evitadas, mantendo-se uma vida sexual saudável e utilizando-se de preservativos masculinos ou femininos.
Tratamento?
O tratamento