Ansiedade
Todos nós temos, mas você conhece o extremo?
Conceito
Ansiedade é um estado de ânimo desagradável de tensão e apreensão. É prima em primeiro grau do medo. Representa uma reação subjetiva a uma ameaça real ou imaginária, é um sentimento específico de inquietação e medo. Podendo ser de grau leve, moderada ou grave. Sendo útil como resposta emocional comum as pessoas.
Aspectos-chave sobre a ansiedade
← Produz um sentimento pouco claro de inquietação ou medo.
← Causa desde desconforto físico ou psicológico (leve) até reação que envolve risco de morte (grave)
Formas de ansiedade e seus fatores predisponentes e precipitantes
Pode ocorrer:
← Como resposta em circunstância de uma ameaça ou perigo; ← Sintoma de outra desordem psiquiátrica, como estado confusional, demência ou esquizofrenia; ← Manifestação de um estado psicopatológico em que a ansiedade excessiva é a característica mais marcante;
“Um estado emocional de ansiedade pode ser sintoma de qualquer uma das diversas desordens neurológicas e psiquiátricas”.
Transtorno da Ansiedade
A classificação dos transtornos de ansiedade vem sendo modificada desde a 1ª edição do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) em 1952. Atualmente, prevalece a classificação do DSM-IV de 1994, que reconhece os seguintes tipos de transtornos de ansiedade como: ansiedade generalizada, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias (agorafobia, social e simples), transtornos do estresse pós-traumático e transtornos de ansiedade atípica.
Classificação dos transtornos da Ansiedade
← Transtorno de Ansiedade Generalizada; ← Transtorno do Pânico com Agorafobia; ← Transtorno do Pânico sem Agorafobia; ← Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC); ← Agorafobia; ← Fobia Social (também conhecido como o transtorno da ansiedade social); ←