Ansiedade
Alunos :
Aline Germano da Silva Camargo
Luiz Fernando
Mayara Prado
Roseli Brólio
Profª Mariana
Psicologia – 2º Semestre
Transtorno de Ansiedade
Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.
“Na dose certa, a ansiedade nos impulsiona e nos ajuda a buscar soluções para os contratempos”,
Leonardo Gama Filho, psiquiatra,
Sintomalogia
Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são a inquetação, palpitações, sudorese ou opressão no peito , sintomas gastrointestinais como:
Náuseas, vômitos, diarréia, outros apresentam mal estar respiratório, tensão muscular.
Enfim,os sintomas físicos e viscerais variam de pessoa para pessoa. Em mulheres pode causar disfunção hormonal, num ponto capaz de suspender a menstruação.
Transtorno de Ansiedade
Tipos de Ansiedade
NORMAL
A ansiedade é uma reação normal, dita bio-adaptativa.
Ou seja, é uma resposta do corpo a algum tipo de estressor externo; por exemplo, diante de uma ameaça
(um predador), o organismo deve reagir aumentando seu ritmo para que este possa se preparar para a fuga. O ritmo cardíaco aumenta, há contração de vasos periféricos para que se concentre sangue em áreas vitais, a respiração aumenta sua freqüência. Portanto, todas estas reações são normais e preparam o indivíduo para enfrentar o estressor externo. É uma sensação difusa, desagradável de apreensão acompanhadas por várias sensações físicas.
Transtorno de Ansiedade
Tipos de Ansiedade
PATOLÓGICA
A ansiedade se torna patológica em dois momentos: a) quando o corpo reage excessivamente a um estímulo, ou seja, quando a ansiedade é desproporcional ao estímulo e transforma uma reação adaptativa em reação desadaptativa, ou mesmo quando ela aparece relacionada a estímulos que normalmente não gerariam ansiedade; b) quando ocorre ansiedade na ausência de estímulo